quinta-feira, 27 de março de 2008

Comprovante de rendimento

Se você for chamado a declarar o que você ganhou nos últimos tempos, do que vai lembrar? São muitas as coisas que se pode adquirir no mundo moderno, quase tudo. A lista de compras e de sonhos de consumo não tem fim. Nesse contexto, torna-se cada vez mais contemporânea a célebre frase de Jesus: "Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?".


Acho que a lógica do mundo moderno se inverteu. Quando uma pessoa vê outra buscando alimentar seu espírito, olha o pobre sujeito com desdém. E pensa no tempo que ele está perdendo enquanto poderia estar ganhando dinheiro ou aproveitando o fruto de seu trabalho. A máxima tornou-se: que aproveita ganhar a alma se perder o mundo inteiro!


Como a cultura é transmissível via ar, fica difícil mensurarmos quantas vezes não pensamos isso, nem que não seja com todas essas palavras. Por isso, quem está em pé tem que tomar cuidado para não cair. Sempre precisamos tomar cuidado para que parte da nossa casa esteja de fato totalmente sobre a rocha. Quando menos nos apercebemos, nossa construção já pode estar avançando para a areia da praia. E tudo o que é construído lá desmorona.

Nenhum comentário: