domingo, 9 de março de 2008

O que Deus me ensinou com a falta de dinheiro?

Sugestiva essa reflexão sugerida por Rick Warren no livro “Uma vida com Propósito”, que li ainda ontem. Nesses dias, algumas igrejas têm-se ocupado de nos ensinar que uma das preocupações de Deus é nos fazer prósperos. E assim, teremos carros, casas... Tudo no plural. Em um meio onde prosperidade é meta espiritual, difícil alguém pensar que Deus ensinaria ao usar tal ferramenta.

A leitura da Bíblia me conduziu ao contrário desse pensamento. Cada dia é mas claro para mim que Deus, na realidade, não está compromissado com nosso bem-estar e conforto. Ele quer da nossa vida muito mais do que queremos. Queremos ter uma boa casa, um bom carro e geladeira sempre farta. Ele quer nos fazer alguém melhor.

Quando sua palavra diz que todas as coisas concorrem para o bem dos que o amam, isso é uma realidade. Qual esse nosso bem, Deus sabe, não cabe a nós determinar. Afinal, quando nos convertemos, não o chamamos de Senhor?

Deus dedicou muitos versículos bíblicos para falar de dinheiro. Nos alerta sobre o perigo das riquezas. Se o perigo existia na época dele, hoje isso é bem mais preocupante, pois nossa sociedade é chamada de sociedade capitalista e de consumo. O alerta de Jesus grita muito mais alto nesses dias do que há dois mil anos.

Há alguns meses, Deus me ensina pela falta de dinheiro que eu não preciso de tantos sapatos e roupas e luxos. Que não são só cinema e restaurante que promovem a diversão. Cada dia vejo que preciso de menos. E aprendi a ser grata a Deus pelos bens mais simples de que disponho, como um bom banho quente.

Ainda quero ser como diz Paulo: “Se temos alimento e vestuário, fiquemos contentes com isso. Quanto aos que querem enriquecer, caem na armadilha da tentação, em múltiplos desejos insensatos e perniciosos, que mergulham os homens na ruína e na perdição”. Aliás, nesses dias cogitei que os cristãos deveriam gastar mais tempo fazendo campanhas contra o amor ao dinheiro do que contra aborto ou homossexualidade, segundo a prioridade de temas que o próprio Jesus estabeleceu na palavra. Esse é um mal envolvente, espalhado pelos ares e seduz desde o homossexual até o melhor dos crentes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Gostei do tema e da abordagem de um assunto tão importante nos dias de hoje. Quero saber qual a passagem da bíblia que Paulo adverte sobre a vontade de enriquecer.

Anônimo disse...

Matheus,
Vou usar um comentário pra responder sua pergunta, q pode ser de outros leitores. A massagem está em 2 Tm 6:6-10.