quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Intermediário

Chegar próximo de Deus pode ser uma experiência assustadora, por ser ele muito diferente de todo o repertório de coisas e pessoas que já vimos. E também sem dúvida demanda o que há de mais custoso ao ser humano: a mudança... Impossível manter-se o mesmo diante de tanta realidade e sentido.
Para evitar esses percalços e sentir-se pelo menos um pouco mais saciado da sede pelo eterno, inventou-se logo de início a profissão de intermediário. Tenha ele o nome que for: pastor, padre, líder espiritual. Alguém que ore por mim, que apresente a Deus as minhas causas, que me ensine o que dele ouviu... Bem mesmo um telefone sem fio.
São importantes os líderes? Não tenho dúvidas que sim, porque nos despertam para coisas que nossos olhos evitam. Mas a alma pode acabar viciada, dado sua preguiça descomunal. Mas não existe uma religião tão individualista como a cristã, quando a vemos por algumas óticas. A questão da salvação é uma, porque é impossível alcançá-la a partir da experiência de quem quer que seja, se não for a própria pessoa. Impossível de delegar ou assinar uma procuração.
Haverá sempre o dia inevitável em que aquela pobre alminha minguada que sempre falou com Deus indiretamente estará de pé diante de toda a plenitude da divindade. O que falará quando o Todo-Poderoso pedir as contas de tudo o que deu a ela?

Um comentário:

pr-joao disse...

ME PARECE QUE O RAPAZ QUIS AJUDAR DEUS, MAS AS COISAS ESTARIAM INVERTIDAS POIS É DEUS QUE AJUDA E NAO AO CONTRARIO... DEVIDO A FORMAÇÃO DESTE RAPAZ, ELE SABIA QUE NAO PODERIA TOCAR NA ARCA...
POR OUTRO LADO TAMBÉM PODERIA DAR A FALSA IDÉIA DE ESTAR CONTROLANDO DEUS, OU SEJA, O SAGRADO ESTARIA DENTRO DA ARCA E A TENDENCIA DESTE RAPAZ, E DE TODOS HUMANOS, É DE CONTROLAR DEUS...

ENFIM GOSTEI DA ABORDAGEM E DA FORMA QUE FOI EXPRESSADA...

JOÃO