terça-feira, 25 de novembro de 2008

Espírito natalino

Falta um mês para a comemoração esperada do Natal. E justo hoje estou lendo o livro "O conhecimento de Deus" numa passagem que fala sobre o que é o espírito natalino. Ele lembra que na realidade trata-se de um momento em que aquele que subsistia na forma de Deus resolveu esvaziar-se de si mesmo e nascer no meio da pobreza para depois encontrar seu lugar na cruz.
Como não posso encontrar melhores palavras para descrever esse trecho que me deixa um tanto constrangida (por ainda não vivê-lo verdadeiramente e por completo), passo a citá-lo:
O espírito natalino não resplandece no cristão esnobe, pois é o espírito das pessoas que, como seu Mestre, vivem inteiramente dedicadas ao princípio de tornar-se pobres - gastando e sendo gastas - para enriquecer o próximo, dedicando tempo, esforço, cuidados e interesses para fazer o bem aos outros - e não apenas para seus amigos - conforme a necessidade do momento.
São poucos os que demonstram esse espírito na essência. Se Deus, por misericórdia, nos avivar, uma das coisas que ele fará será tyrabalhar esse espírito em nosso coração e em nossa vida. Se quisermos um despertamento espiritual em nós mesmos, uma das primeiras providências seria procurar cultivar esse espírito. "Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que a por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos" (2Co8:9). "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus" (FL2:5). "Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o coração" (Sl119:32)

Nenhum comentário: