segunda-feira, 21 de julho de 2008

Digno?


Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro do Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados. Ef 4:1

Esse versículo gera em mim um sentimento meio estranho. Talvez medo. Como ser digno? Todos os dias começo pensando que devo agradar mais a Deus, agir para sua glória. Mas logo no início da manhã, uma dose de realidade aparece diante de meus olhos, roubando a atenção que devo dar às coisas ainda mais reais, as que são eternas.


E depois não sei se chego a me comportar de um modo digno. Não é que roube, mate ou algo assim. É que o que Cristo nos chamou para ser é tão maior, que me parece estranho pensar que fui digna disso apenas porque não menti, não trapaceei, não bebi e não fumei. Fosse só isso, eu acho que seria muito sem graça ser cristã. Mais um monte de leis que apontam uma conduta. O que faz de meu chamado uma aventura é saber que ele começa aqui e não acaba ali. E eu nem sei exatamente o que será de mim daqui para frente, pois o conhecimento de Deus é algo incrível, que deixa as outras coisas dessa vida tão pequenas!

Nessa caminhada sei de três coisas. Uma delas é que ainda demorarei a ser considerada digna de algo tão grande como o evangelho. Outra é que Deus, sim, é digno. Porque Dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. E sua graça me alcança com braços envolventes, que me levam para cima e adiante, numa expectativa infinita de ser eterna.

Um comentário:

Lucas e Esther disse...

Engracado. Esse verso sempre foi um confronto pra mim tambem. Mas parece que por muito tempo evitei pensar, inconcientemente( ou talvez nao), o que seria andar digno da minha vocacao. De fato, andar digno da minha vocacao nao eh nao beber ou nao fumar. Eh muito mais que isso. Pra ser breve, eh um modo de viver. Na mente e nas atitudes. Mas nao eh nisso que quero entrar. Aproveito a oportunidade de comentar pra falar. Acho que como eu, muitas pessoas, por muito tempo ou nao, realmente acreditam que andar digno da vocacao ou de Deus eh sim, nao beber, nao fumar, ou nao ter sexo antes do casamento. Claro, eh isso tambem. Mas eu, muitas vezes me orgulhei de minhas "boas" acoes, ou de nao fazer certas acoes. Desde o inicio de minha caminhada crista, me vi muitas vezes superior aos outros pecadores. Eu era sim, superior. Eu tinha muito mais pecados. Eu me escondia atras do argumento: " eu peco, mas nao vivo uma vida de pecado, nao permaneco nele". Permanecia sim. Eu permanecia no pecado de achar que eu era bom por mim soh. Puro orgulho. Eh claro que eu conhecia a passagem na Biblia que diz que eh pela graca que sou salvo. Mas na realidade nao eh assim que eu vivia. Eu me via como um homem que nao vive pecando porque eh esforcado. Eu tive que passar por quase tudo que eu achava que nunca passaria pra me humilhar. Ou melhor, pra ser humilhado. Cai em muito pecados que eu acharia que nunca cairia. Na mente e nas atitudes tambem. Foi uma descida longa, parecia que nao acabaria nunca. Vi quando comecei a cair em meus pecados. Fiz muito esforco pra tentar mudar. Mas seria impossivel, eles por muito tempo ja faziam parte de mim. Deus apenas decidiu que era hora de me humilhar e curar. Me desgastei tanto, que desisti. Foi ai que Deus entrou. Pelas misericordias de Deus, que se renovaram todas as manhas, comecei a subir. A subir pela primeira vez. Pois eh a primeira vez que entendo o que eh andar digno da minha vocacao. De misericordia em misericordia. Aprendi a depender do Espirito Santo pra nao pecar. Funciona. Hoje estou aprendendo mais um pouquinho como andar digno da minha vocacao. Eh mais facil. Nao sou eu. Eh Deus.