segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Um bêbado no caminho


Transcrevo este pequeno texto em um livro de Philip Yancey. Trata-se de um texto de Tolstoi, poeta russo, que me fez refletir muito justamente por ser uma enorme e tocante verdade que todo o cristão deveria saber. Não deixe de ler:

E quanto a você, Lev Nikolayevitch, você prega muito bem, mas faz aquilo que prega? Esta é a mais natural das perguntas, uma que sempre me é feita. Normalmente, é feita de maneira vitoriosa, como se fosse uma forma de calar minha boca. “Você prega como vive?” E respondo que não prego, que não sou capaz de pregar, ainda que deseje apaixonadamente fazê-lo. Posso pregar apenas através de minhas ações, e minhas ações são vis (...) E respondo que sou culpado, e vil, e digno de receber as críticas por meu fracasso em cumpri-las.
Ao mesmo tempo, sem ter o propósito de me justificar, mas simplesmente visando explicar minha falta de consistência, digo: olhe para minha vida atual e para minha vida passada, e você verá que não tento defendê-las. É verdade que não tenho cumprido a milésima parte deles (os preceitos cristãos), e me envergonho disso, mas deixei de cumpri-los não porque não quis, mas porque fui incapaz de fazê-lo. Ensine-me como não ser enredado pela tentação que me cerca, ajude-me e eu os cumprirei; mesmo sem ajuda, eu desejo e espero cumpri-los.
Ataque-me – eu mesmo faço isto – , mas ataque a mim, em vez de culpar o caminho que sigo e que indico a todos aqueles que me perguntam onde acho que ele esteja. Se conheço o caminho de casa e ando por ele embriagado, o caminho não deixa de ser certo simplesmente porque ando por ele cambaleante! Se não é o caminho correto, então mostre-me um outro; mas se cambaleio e perco o caminho, você deve me ajudar, deve manter-me na senda da verdade, assim como eu mesmo estou disposto a ajudá-lo. Não me leve por caminhos errados, não fique feliz por eu me perder, não se rejubile dizendo: “olhe para ele! Disse que estava indo para casa, mas está se arrastando para um pântano!”. Não, não se regozije, mas dê-me seu apoio e sua ajuda.

Um comentário:

Ge Soares disse...

Oi Clara?! Puxa... posso mesmo ter a honra de fazer o primeiro comentário?! Ótima idéia a sua de postar coisas que realmente nos edifiquem e nos levem à alguma reflexão, enquanto a internet está lotada de fofocas, fotos da intimidade das pessoas e textos vazios, que nos deixam sem perspectiva! Claro que existem as exceções, mas na maioria das vezes, trata-se disto! rsrs

Bom, quanto ao texto, gostei muuuito destes dois trechos:

"...o caminho não deixa de ser certo simplesmente porque ando por ele cambaleante!"
Essa frase, é impactante! Apesar de sermos quem somos, a verdade sobre o Senhor Jesus nunca mudará, e o caminho para termos a vida eterna será sempre o mesmo! Mostra nossa humanidade, nossa imperfeição que tanto tentamos esconder! Mas, que o Pai celestial, vê, onde quer que estivermos! Como o salmista:
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. (Salmo 139.6-8)E o mais tocante, apesar de tudo, de errarmos, de negarmos ao Senhor, continuamos no caminho, procurando chegar até a ele! E ele não nos dá as costas!!

"...não fique feliz por eu me perder, não se rejubile dizendo: “olhe para ele! Disse que estava indo para casa, mas está se arrastando para um pântano!”. Não, não se regozije, mas dê-me seu apoio e sua ajuda."
Este último mostra a religiosidade que vivemos dentro da igreja! Estamos lá a qualquer custo, mas também estamos apontando o erro dos outro e esperando sua queda para nos enchermos de razão e superioridade! Acredito que o Senhor olhe para nós e diga: tadinhos, isso não os levará ao céu! rsrs

Bom, é isso! Post mais! Deus te abençoe!! Beijinhos!