terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A primeira tentação

Você será igual a Deus. Essa foi a primeira tentação humana. Uma boa proposta, deve ter pensado Eva. Pode parecer o enredo de um filme lançado há algum tempo, em que o protagonista vira Deus por algumas horas. E quanta confusão parte daí. Ele fica perdido entre tantos pedidos e necessidades humanas. E o herói percebe que é muito difícil a tarefa.
Se a proposta de ser como Deus fosse como o filme, se assumíssemos a responsabilidade sobre a vida dos outros, eu acho que ninguém queria ser Deus. E todos os que passam fome? E todas as mulheres dando a luz? Cansa só de pensar.
A tentação ofertada pela serpente não é essa. É de ser Deus de si. Estar no controle de tudo. Conhecer bem e mal e assim tomar suas próprias decisões. Já planejei minha vida, será assim. Decidi que vou resolver meu problema desta forma.
Estar acima do bem e do mal é uma das maiores insanidades da pós-modenidade. As pessoas decidem qual será sua opção de carreira, vida, sexo, hora de dormir. E tem gente que vira estrela por se sentir deus, como Britney Spears.
E a humanidade a cada dia esquece de que é mortal e que há bens transcendentes que não se conquista como um capricho do momento. Se a visão estiver cheia de objetos de prazer e sonhos de consumo, como será possível ver céus e terra?

Nenhum comentário: