quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os infelizes semi-cristãos

Li em I Coríntios 15: "Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão". Muitas vezes, tem faltado à igreja pós-moderna uma visão que concentra as energias nesta era. Uns se preocupam em demasia com a compra de um carro melhor ou com a realização de um "sonho de consumo". Outros ficam ali sempre defendendo o lado social e se esquecem do espiritual. 
E de repente, ficamos infelizes. Não somente infelizes, mas os mais infelizes e dignos de compaixão. De que vale ser cristão, se não nos considerarmos peregrinos neste mundo, de olho no Reino dos Céus ("que venha o teu reino"). Não, de fato, não somos cristãos somente pela advocacia de um conjunto de valores. Não somos cristãos porque não roubamos, não mentimos ou vamos sempre à igreja. 
Somos cristãos porque sabemos que Jesus Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado, ressuscitou e assim também nós vamos ressuscitar num corpo incorruptível para reinarmos com ele em glória. Se somos semi-cristãos, não temos plena compreensão disso e estamos mais de olho naquela necessidade que bate à porta deste mundo material, seja ela individualista ou até mesmo mais "social". 
Agora, se for pra viver um cristianismo materialista, prefiro pensar como Paulo, no texto citado. ("Se foi por meras razões humanas que lutei com feras em Éfeso, que ganhei com isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos"). 
É melhor viver esse hedonismo louco, pois de nada adianta um cristianismo que não ama a volta de Jesus. 
Como já sei onde habita a verdade, minha opção é dizer como Paulo no final de sua carta: "Vem, Senhor!". Sim, venha logo Jesus, pois ando cansada deste mundo insano em que há crianças entregues à pobreza, à marginalidade e ao uso de drogas e adultos tão interessados em satisfazer seus prazeres a todo o custo. Vem, Senhor!

Nenhum comentário: