segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como fazer o bebê dormir a noite toda?

Já ouvi essa pergunta algumas vezes na minha rotina, porque a minha bebê dorme bem a noite (de dia quase não dorme). E acaba que vou logo mencionando algumas coisas que a gente fez para tentar ensiná-la algum hábito de sono. Falo que de noite colocamos ela pra dormir depois de uma rotina, num horário fixo, que não conversamos com ela de madrugada, coisa e tal.
Mas percebo que ando tão ingrata, que dificilmente menciono o principal. Fiz tudo isso com a maior insegurança do mundo. Sei bem que nada sem em termos de criança e, quando passar a saber algo, certamente já terei errado muito nesse assunto (o que não dá simplesmente pra fazer um control + z). Então coloco todos os meus medos nas mãos de Deus e peço para ele ter misericórdia de mim e de minha filha, pois sei que é mais importante para ela do que para mim adquirir esse hábito tão saudável.
Será que estou espiritualizando demais a coisa? Pode ser que um homem pense assim, mas quem é mãe sabe bem que ao ver uma barriga crescer assim, de forma tão maravilhosa e alheia a nossas escolhas. E no fundo a gente sabe que por mais que a gente alimente um filho e satisfaça suas necessidades físicas e emocionais, impossível fazer ele crescer e desenvolver. Isso está fora de nosso alcance, nas mãos daquele que fez e rege todas as coisas.
Por isso eu peço ao Deus que ensinou minha filha a mover os bracinhos, a sentar sem apoio, a olhar, observar as coisas e pensar. Peço a ele que ensine a ela também através de mim e, quando eu com minhas falhas me tornar mais um empecilho do que um meio (pois é certo que vou errar), que ele a ensine apesar de mim. Que as coisas aqui em casa sejam da maneira dele e não da minha frágil, falsa e falha maneira. E todos os dias eu oro, não só para ensinar minha bebê a dormir, mas para que ela passe pelos desafios que virão.

Nenhum comentário: