terça-feira, 24 de junho de 2008

Precisarei concordar com o matemático

Me perdoem o atraso, mas o tempo está um pouco escasso nessas semanas. Enfim eis meus comentários finais sobre o matemático da revista VEJA da semana passada (que prometi fazer na última postagem).
Admito que critiquei muito o cara. Lamento pelo homem pós-moderno, que acha que só esse mundo físico é tudo. No meu entender é, no máximo, alguma coisa.

Mas não foi isso o que eu gostaria de comentar. É mais um ponto de vista dele que concordo plenamente e, por isso mesmo, morro de vergonha dos cristãos de hoje. Veja só:

"Recebi vários e-mails de leitores religiosos que admitiram que os fiéis têm de se confrontar de algum modo com os argumentos que apresento. Eles recorrem a outra linha de argumentação: dizem que a religião é uma tradição, que une as pessoas, que dá conforto, e é uma fonte de ideais elevados. Eu não discordo. O problema com os cristãos moderados é que eles fazem uma leitura seletiva da Bíblia, acreditam neste ou naquele ponto e discordam de outros. Mas como escolher os pontos da Bíblia que vale a pena sustenar e aqueles que devem ser rejeitados? Basicamente, essa escolha é deita com base em critérios seculares. A aceitação dos gays por algumas igrejas, por exemplo, não responde à tradição religiosa, mas a uma imposição dos valores seculares. Então, pergunto: por que não ser completamente secular?"

Nenhum comentário: