segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Conhecer 2

Para conhecer melhor Deus, tenho me envolvido em algumas leituras. Estou lá pea metade do livro Conhecimento de Deus, de J. I. Packer, que até agora tem sido uma leitura muito agradável. E também tenho lido mais a Bíblia. É possível que algé considere meus esforços inúteis, pois Deus se sente profundamente de maneira mais simples e sem esforços, como em um momento de oração silenciosa, ou ao contemplar a criação.

Eu mesma acreditei nisso. Alguns de meus conceitos (que me levaram a ser bem superficial) foram destruídos quando li C. S. Lewis. Resumindo tem uma parte em que ele conta que uma pessoa vai à praia e diz conhecer o mar. É bem verdade, pois a pessoa pode ter nadado, sentido a brisa.

No entanto, diz o escritor, o mar é mioto mais do que aquela simplória experiência. É possível tomar um barco e sair navegando em lugares inesperados e contemplar sua imensidão. No entanto, para que a viagem seja bem aproveitada, é preciso que a pessoa tenha um mapa. Qualquer pessoa, mesmo a que conhece apenas a praia, sabe que o mapa não é o mar. Ele não pode ser um papel de alguns palmos, pintados de azul. Com pouquíssimo conhecimento no assunto, todos podem dizer que o mar é muito mais do que aquilo. Meso assim, o mapa é um meio de conhecimento do mar.

E aprender sobre Deus é assim. Ler livros não me leva a Deus por si só. Não conheço Deus pelo estudo, pela teoria. Mas preciso estudar, para sair da limitação da praia e me lançar no mar. Quero conhecer mais, por isso tento saber mais. Dedico a Deus minha curiosidade e a vontade de ter conhecimento!

Um comentário:

Anônimo disse...

Clara linda! E encantador e inspirador a forma que o Senhor nosso Deus tem usado a sua vida. Sempre quando converso com voce e leio seu blog, lembro-me do Rei Salomao, abencoado com entendimeno e sabedoria!!
Gloria a Deus por sua vida minha amada cunhada. Beijos.Ju